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galeria 2 | Arqueologia I - Álbum "Castros & Cividades"
"A Cividade de Terroso situa-se no Norte de Portugal, no concelho da Póvoa de Varzim..."

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"A Cividade de Bagunte situa-se no Norte de Portugal, no concelho de Vila do Conde..."

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galeria 2 | Arqueologia I - Álbum "Cromeleque dos Almendres"
"Monumento pré-histórico ("cromeleque") constituído por uma centena de "menires" de formas e dimensões diversas que se distribuem de forma aproximadamente elipsoidal, ao longo de um eixo orientado no sentido Este-Oeste. Quando do seu reconhecimento nos anos 60 do Século XX, a maioria dos menires, já conhecidos localmente como "pedras talhas" dada a sua forma, encontrava-se por terra. A sua actual disposição baseia-se na investigações arqueológicas realizadas entre os anos 70 e 90. Esses estudos permitiram confirmar que a instalação do monumento ocorreu em época Neolítica, algures entre o 6º e o 5º Milénios ante de Cristo, sendo contemporâneo da cultura megalítica que teve forte expressão no Alentejo. Ao contrário das "antas", cuja função funerária está há muito estabelecida, ainda se discute o significado e função destes grandes recintos megalíticos, apesar de se reconhecer o seu carácter simbólico e sagrado, A localização numa encosta suave, claramente dominante sobre o horizonte a Nascente e a orientação equinocial, parecem confirmar uma relação intencional com a movimentação cíclica do Sol e da Lua. Ganha assim força a hipótese de estarmos perante um local sagrado, onde as comunidades agro-pastoris de um determinado território se reuniriam para celebrar os grandes ciclos da natureza. Subsistem ainda nalguns menires, vestígios de gravuras rupestres, hoje quase apagadas pela erosão, que apesar do seu carácter sagrado, dariam ao monumento uma dimensão artística mais rica. Em dois casos, a forma dos menires e os movimentos representados, parecem apontar para formas antropomórficas (2 e 5) conhecidas também noutros monumentos da região. Noutros menires reconhecem-se, círculos, formas serpentiformes, covinhas (1 e 4) e até "báculos" (3 e 5), motivos cujo real significado nos escapa."
(texto extraído de informação no local)
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